29/11/10

..


..
Como se pega Hepatite A?
Consumindo água, gelo ou alimentos crus, contaminados com fezes de pessoas doentes.
Quem tem mais risco de pegar Hepatite A?
Pessoas que moram, trabalham ou viajam para locais onde a água e/ou esgoto não sejam tratados de forma adequada.
Pessoas que não têm os cuidados básicos de higiene (lavagem das mãos e eu idados com a água e ai i mentos consumidos) ou alimentam-se em locais onde não haja esses cuidados.
Quais são os sintomas e o que mais se deve saber sobre Hepatite A?
A maior parte dos casos de hepatite A ocorre entre crianças e adolescentes, embora, com frequência, não apresenta sintomas.
Sintomas mais frequentes: náuseas, vómitos, olhos amarelados, urina escura (cor de coca-cola), dor no estômago, febre, perda de apetite e cansaço. Normalmente não é uma doença grave, mas pode complicar-se e até matar.
Como você pode se prevenir da Hepatite A?
Lave as mãos após usar o banheiro, trocar fraldas, antes de comer ou preparar alimentos.
Prefira ingerir alimentos cozidos. Os alimentos ingeridos crus devem ficar durante 30 minutos em solução preparada com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio 2.5% em 1 litro de água.
As Hepatites B e C são serias?
As hepatites B e C crónicas são doenças hepáticas de longa duração, que podem ser transmitidas mesmo que a pessoa infectada não apresente qualquer sintoma.
Os vírus das hepatites B (VHB) e C (VHC) podem causar câncer de fígado. Mesmo que você já tenha tido Hepatite A, você pode vir a ter Hepatite B e/ou G O VHB e o VHC podem sobreviver durante dias em objetos contaminados como: alicates de unha, lâminas de barbear, matéria! cirúrgico ou dentário/superfícies expostas a sangue/ fluídos contaminados, pois são vírus muito resistentes no meio ambiente. Oito em cada dez pessoas que pegam hepatite C tomam-se portadores crónicos do VHC. Muitas dessas pessoas não adoecem, mas algumas desenvolvem, anos depois, hepatite crónica, cirrose e insuficiência hepática.
Como   o   VHB   e   o   VHC   podem   ser transmitidos?
Através        do        contato        sexual (principalmente o VHB) ou com sangue de uma pessoa infectada. Uma mulher infectada pode transmitir os vírus ao bebé durante o parto.
Não se pega hepatite B ou C através de:
Doação de sangue, espirro ou tosse, beijo, abraço ou aperto de mãos, pratos, copos ou talheres, late materno, água ou alimentos.
O que você precisa saber caso suspeite que esteja com hepatite B ou C.
As hepatites B e C frequentemente não apresentam sintomas. A maioria das pessoas só descobre que tem (ou teve) hepatite B ou C depois de alguns anos, muitas vezes por acaso, através de testes sorológicos para esses vírus.
Somente o teste sanguíneo para hepatite B e para hepatite C pode lhe dar certeza Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou seu médico, no caso de:
Apresentar sinais/sintomas de hepatite (olhos/pele amarelada, urina escura, cansaço, dor no corpo ou dor de estômago).
Ter recebido transfusão de sangue/hemoderivados (principalmente se tiver sido realizada no interior do País e, ou antes, de 1985).
Achar que teve contato sexual ou que tenha compartilhado objetos que possam conter sangue com portador de hepatite B ou C.
Todas as gestantes devem fazer o teste para hepatite B e os recém-nascidos de mães positivas devem ser vacinados nas primeiras 12 horas de nascimento.
Como se proteger das hepatites B e C
Coloque em prática o sexo segura: use camiánha. O caminho mais seguro de prevenir a transmissão sexual de uma doença é a relação estável, com o seu parceiro sexual.
Prevenção é uma via de mão dupla nas relações sexuais.
Se você usa drogas, procure ajuda pana parar. Não compartilhe canudinhos, seringas e agulhas, pois são possíveis fontes de contaminação.
Nunca compartilhe objetos que podem conter sangue, inclusive lâminas de barbear, alicates de unha, escovas de ciente, pois são objetos de uso exclusivamente pessoal.
Pense sobre os riscos de fazer uma tatuagem ou piercing, uma vez que são procedimentos de risco, quando o material não é esterilizado corretamente. Para evitar hepatites B e C, saiba que o material deve ser descartável ou esterilizado em:
Autoclave a 121°C por 20 min. ou
Estufa ou flambagem a 170°C por 2 horas
A vacina contra a hepatite B está disponível na rede pública para menores de 20 anos e em situações especiais.
Procure o Posto de Saúde mais próximo para informações a respeito dos critérios para se vacinar contra -hepatite B
E.E.Osvaldo Paula/sinop/09
..




..

Um comentário: